segunda-feira, 21 de maio de 2012



RESUMO DO TEXTO
“ No mundo wiki, uma escola idem”.

Segundo o autor Jaime Balbino, a “Wikipedia é uma experiência colaborativa radical, sendo difícil encontrar iniciativas parecidas mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. Curiosamente, o wiki organiza e mantém a qualidade do conteúdo mesmo sendo composto por materiais diversos, produzidos levianamente por pessoas de interesses comuns, mas sem qualquer organização prévia ou controle contínuo dos membros”. O acompanhamento, a construção e manutenção da Wikipédia   é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-la com as últimas informações ou apagar informações erradas. Existem normas e regulamentos que fazem com que ela seja uma fonte segura de informações.

Em educação, uma atividade que já pode ser feita em qualquer instituição de ensino que possua um laboratório de informática  é a colaboração direta com a Wikipédia, onde os alunos e professores possam inserir, criar verbetes. “Escrever, em especial, não é um ato solitário e torna-se mais público e grupal com as possibilidades da teleinformação e das ferramentas da Wikipédia”. Uma atividade que com certeza irá contribuir para o crescimento dos alunos, ampliando seu repertório de informações mediante o conteúdo estudado. Pode-se trabalhar algum conceito ligado ao currículo escolar ou dúvidas próprias de sua região, cidade, país. Sendo assim, a atividade com a Wikipédia deve estar presente na  rotina curricular. Não somente o professor de informática, mas  todos os professores, podem e devem utilizá-la no desenvolvimento de   seus conteúdos.
A utilização da Wikipédia, exige um planejamento cuidadoso. No mundo wiki a motivação é fundamental para o envolvimento e a colaboração de todos é primordial, assim é importante que o corpo docente e os gestores da escola estejam envolvidos e conscientes da importância da atividade. Esses profissionais devem  reconhecer a Wikipédia e o modelo wiki como mais uma ferramenta para a construção do conhecimento dos alunos.
De posse dessa nova ferramenta, a avaliação da utilização desse instrumento de aquisição de informações, deve sempre estar presente, renovando em parte a atuação do professor em sala de aula. De posse  desse instrumento, ele deve ficar atento na qualidade global dos verbetes criados por seus alunos. A  qualidade do trabalho de toda a escola deve se basear na  construção do conhecimento de maneira coletiva, dando aos alunos a oportunidade de se apropriarem deste conhecimento coletivamente, culminando em um aprendizado real e significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário