domingo, 13 de maio de 2012




A GALERINHA ESTÁ CHEGANDO!!!


A Lei de Diretrizes e Bases(LDB), no capítulo V, artigo 58, diz que a responsabilidade  pela educação especial é dever do estado. Confirmando essa lei, os alunos com necessidades educacionais especiais chegam às escolas e são recebidos pelas instituições  não  preparadas tanto na estrutura escolar quanto em relação aos profissionais que vão atendê-las.

 Solução para os pais?  Em parte. Preocupados em se inserir no mercado de trabalho e de dar condições de vida melhor para seus filhos, pais  e mães se ausentam na maior parte do dia, matriculam seus filhos e acreditam que  todos os seus problemas estão resolvidos. Com esse acesso á escola, essa criança estará  “amparada” no horário regular de ensino. Por algumas horas do dia ela estará mergulhada num mundo de novidades e informações, que muitas das vezes , não fazem nenhum sentido. Currículos não adaptados, insistência em desenvolver conteúdos que não trarão nenhum aprendizado , é o que mais se observa.

Por outro lado , ela  conhecerá novas pessoas, fará novos amigos, seguirá uma rotina estabelecida pela escola, será cuidada, aprenderá a se relacionar com seus pares. A convivência em grupos, ampliará seu repertório de conhecimentos e ela crescerá sob cuidados da instituição.

Analisando a situação, podemos perceber: o ontem e o hoje:

Ontem:  ficavam em casa, não se relacionavam com outras crianças, muitas vezes sozinhas ou aos cuidados de algum parente, também despreparado para esse cuidar. Cuidar que, de acordo com a necessidade especial ,requer uma intervenção individualizada e monitorada.

Hoje: caminhamos para que essas crianças tenham um desempenho escolar satisfatório, deixando-os o mais próximo possível de uma inserção tranquila na  sociedade. Capacitações estão sendo buscadas pelos profissionais da educação. Uma escola devidamente adaptada a receber as crianças está sendo cada vez mais comuns Um laudo que comprove sua necessidade especial  é  de suma importância para a escola. Os profissionais  precisam  conhecer essa criança, suas necessidades , seus anseios, suas potencialidades. De posse dessas informações o cuidador ( professor)  se sentirá mais seguro na elaboração de atividades e intervenções a serem feitas com elas.

Por onde começar?

1.      Diagnósticos prontos e analisados por profissionais da área: psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas, neuropediatras e outros. Eles, juntos, serão capazes de fazer uma análise minuciosa da saúde das crianças. Eles terão condições de orientar a famílias e a escola, a fim de que as intervenções por eles sugeridas possam agir positivamente visando um avanço cognitivo e social.

2.      Família comprometida com o desempenho de seus filhos. Matricular a criança numa escola  não é suficiente. Matricular, acompanhar, informar a escola das necessidades de seu filho, compartilhar  o diagnóstico médico( se o tiver), caso contrário buscar auxílio no sistema de saúde de sua cidade. Ser aliada da escola de seu filho. Toda e qualquer decisão tomada pela escola deve ter o seu aval, pois a família é a base para qualquer criança.

4.   Acompanhá-lo ás sessões dos profissionais de saúde , ouvindo e desenvolvendo as atividades por eles destinadas, para que haja  avanço e a aprendizagem se consolide;

5.      Ter paciência e tolerância quando os avanços não forem tão significativos quanto os anseios           ( cada criança tem o seu tempo);

6.      “Falar a mesma língua da escola”. O que a criança aprendeu na escola deve ter continuidade em casa;

 O auxílio de demais profissionais como: psicólogo, fonoaudiólogo, neuropediatra, terapeutas, são de suma importância tanto no diagnóstico quanto no monitoramento da aprendizagem. A relação desses profissionais com o cuidador ( professor, monitor) e com a família, resultará em avanços significativos,  ampliando os conhecimentos dessa criança e garantindo eficácia nas intervenções.

Portanto, “Fica a dica”...

Pais, Profissionais e escola,

caminhando juntos em busca de uma inclusão 

verdadeira.


                                                 

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