segunda-feira, 7 de maio de 2012



DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS






Deficiência: verdades e mitos

A luta por uma sociedade inclusiva passa pela derrubada de mitos e uma busca incessante por novas maneiras de convivência social.
Verdades
  • Deficiência não é doença;
  • Algumas crianças portadoras de deficiências podem necessitar escolas especiais;
  • As adaptações são recursos necessários para facilitar a integração dos educandos com necessidades especiais nas escolas;
  • Síndromes de origem genética não são contagiosas;
  • Deficiente mental não é louco.
Mitos
  • Todo surdo é mudo;
  • Todo cego tem tendência à música;
  • Deficiência é sempre fruto de herança familiar;
  • Existem remédios milagrosos que curam as deficiências;
  • As pessoas com necessidades especiais são eternas crianças;
  • Todo deficiente mental é dependente.
As crianças portadoras de deficiência múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações. Um exemplo seriam as crianças que têm deficiência mental e física.

Muitas pessoas não deficientes ficam confusas quando encontram crianças com deficiência. Isso é normal. Todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante do "diferente". Esse desconforto diminui e até desaparece quando há convivência entre pessoas deficientes e não deficientes. Em sua convivência com um deficiente não haja com descaso ou  indiferença . Ignorar suas características fará com que ela se sinta ainda mais excluída. Aceite-a como ela é. Ela tem dificuldades, e possibilidades de se superar em outras. Basta que alguém a incentive e busque a adaptação necessária à convivência em sociedade.

Portanto, não tome decisões por elas. Elas podem e deve fazer suas escolhas. Elas também tem preferências como todos nós. Devido à sua deficiência terá dificuldades em executar algumas tarefas e também habilidades extremas em fazer outras. Basta ter paciência e tolerância ao lidar com devidas situações. O preconceito está dentro de nós. A deficiência não abala quem as tem. Geralmente são sinceros, bem humorados e não se importam de falar de suas dificuldades e como é o seu dia a dia. Esse compartilhar vai chegando aos poucos. Portando, nada de encher a criança com necessidades especiais com um batalhão de perguntas. Ela própria o dirá quando estiver pronta.

Agora se você não se sentir pronto a ajudar, não se desespere. Nesse caso existirá pessoas para desenvolver essa tarefa , enquanto você observa e provavelmente concluirá quão natural é esse ato.

De acordo com a psicopedagoga especialista em Educação Inclusiva, Daniela Alonso, “a orientação aos educadores deve ser feita caso a caso, dependendo dos tipos e do grau de comprometimento do aluno.  Mais do que a somatória de deficiências, é preciso levar em conta que há consequências nos diversos aspectos do desenvolvimento da criança que influenciam diretamente a sua maneira de conhecer o mundo externo e desenvolver habilidades adaptativas”.

Ela aponta que é preciso ficar atento às competências do aluno com deficiência múltipla, usando estimulação sensorial e buscando formas variadas de comunicação, para identificar a maneira mais favorável de interagir com o aluno.
Busque sempre se informar sobre as deficiências múltiplas. Isso sim, será uma maneira de se manter antenado e procurar entender e atender melhor o próximo.

Fonte:







2 comentários:

  1. Todo aluno com Necessidades educativas especiais, precisam das mesmas coisas que todos precisam: dignidade, respeito, educação, saúde, lazer...
    Educar para a vida e reconhecer que cada indivíduo tem potencial e que conviver com as diferenças faz parte da vida.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Sirlene. Estamos apostando na inclusão verdadeira. Aquela que como você mesma diz: reconhece cada indivíduo em sua potencialidade e principalmente como cidadão, com todos os seus direitos assegurados pela lei. Cabe a nós professores buscarmos nos informar, nos capacitar, para que essa inclusão seja feita de maneira responsável pelas instituições de ensino, visando uma inserção de qualidade e com condições dignas de aprendizagem!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir