quarta-feira, 2 de maio de 2012

Acervo de livros- Projeto Comunidade de Leitores-2012


Escolha de livros  de literatura pelos pais de alunos


ESCOLA M. CECÍLIA GABRIELA MARTINS QUINTÃO

PROJETO COMUNIDADE DE LEITORES- ANO 2012

   O projeto  tem como objetivo transformar a escola num espaço no qual a leitura faça parte do cotidiano da comunidade. Ele não é destinado apenas aos alunos. Envolve também a transformação dos hábitos de leitura da comunidade e pretende, ainda, aproximá-los do universo da leitura. Por isso mesmo, o título do projeto é “Comunidade de leitores”. A escola torna-se, assim, um centro de leitura e um lugar de encontro entre leitores.
Pretende-se ainda,  que o “Projeto Comunidade de Leitores”, transforme a rotina  dos pais, alunos e responsáveis, fazendo com que a leitura habitual os  encante e construa uma nova maneira de se ver os livros, partilhar informações ,alargando conhecimentos e novas maneiras de lazer.


   O  projeto estava caminhando com a participação  da comunidade. Toda sexta-feira, a bibliotecária se dispõe ao atendimento ao novo público. Caso o pai não possa comparecer a escola, o filho se responsabiliza em escolher os títulos a serem levados para casa. Como temos alunos que moram em uma comunidade ainda mais afastada da escola               ( garimpo), foi oferecido transporte para  trazê-los até á biblioteca escolar.

   Através desse projeto foi observável pela escola  que algumas modificações devem acontecer para aprimorar o nosso objetivo que é o de aproximar cada vez mais a comunidade da leitura:
  • a escola deverá conquistar novos leitores, indo até ás residências e oferecendo um mundo de leitura
  • Intensificar o acervo destinado ao público alvo ( revistas, livros, jornais  e outros gêneros lierários);
  • Fazer visitas às casas e também fazer cantinhos de leitura em algumas residências da Comunidade, sendo um membro da família voluntariado para fazer empréstimos dos livros e tornar-se sua casa em um ponto de leitura. 


Fica então esse desafio, proposto pela escola para que possamos fazer crescer a comunidade de leitores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário