segunda-feira, 2 de julho de 2012



XADREZ NA ESCOLA

A Escola Municipal Cecília Gabriela Martins Quintão, em seu período Integral, desenvolve horas aulas de Xadrez buscando atingir a capacidade máxima dos alunos no que se refere o raciocínio, aproveitando-se  do  lúdico a escola busca atividades prazerosas  que venham contribuir para o ensino-aprendizagem. Sob os cuidados do Instrutor de Esportes,  Jorge Elton, os alunos se divertem e  se aprimoram a cada  dia, alcançando assim, as habilidades que o convívio com o jogo pode proporcionar. O resultado do trabalho  perpassa pelo desenvolvimento das seguintes habilidades:

*      O julgamento e o planejamento;
*      A imaginação e a antecipação;
*      A memória;
*      A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
*      O espírito de decisão e coragem;
*      A criatividade;
*      A inteligência;
*      A organização metódica do estudo;
*      O interesse pelas línguas estrageiras;

O Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo o futebol. É grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio.Foi constatado que o Xadrez desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que a derrota não é sinônimo de fracasso nem a vitória é sinônimo de sucesso."

Através do Xadrez, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico,a observação e reflexão, além de desenvolver as habilidades de  análise e síntese.

Assim, percebe-se que a inserção das atividades que envolvem o ensino e aprendizagem do Xadrez nas escolas contribuem satisfatoriamente na formação das crianças tornando-as capazes de enfrentar os diversos desafios que a vida as impõe.

QUE TAL APRENDER A JOGAR XADREZ? 

ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO NA SALA DE AULA
APROVEITANDO OS ESPAÇOS DA ESCOLA




MONITORANDO AS JOGADAS

Todas as aulas são elaboradas visando o bom entendimento dos alunos em relação ao jogo. Aproveitando-se do Projeto Diversidade, também desenvolvido na escola, foi apresentado para as crianças o curta metragem “O xadrez das cores- parte 1”, que mostra o racismo existente entre uma empregada e sua patroa, sendo o jogo de xadrez o responsável pelas reflexões feitas pelas duas personagens.

VALE A PENA CONFERIR!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário