domingo, 8 de julho de 2012


MÍDIA EDUCAÇÃO
 Atividade 4.3


Estamos inseridos em um mundo onde as tecnologias detém a maior parte dos espaços frequentados por nossos alunos. A vida cotidiana está hoje inserida em modernas tecnologias de comunicação e isso nos traz grandes desafios para o campo da Educação.

Segundo, Silvio, em seu texto, “ Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis”, deve-se mostrar a importância da utilização das mídias nas escolas e refletir como são utilizadas fora dela, para que o aluno possa  analisar a maneira correta de se apropriar dessa tecnologia. Por isso, é de vital importância a análise dessa utilização, visto que, a escola é um espaço de formação de ideias e confraternização espontânea de diversos conceitos que  devem ser aprimorados e reutilizados na vida cotidiana.

Trabalhar com as mídias implica em trazer para a sala de aula formas diferenciadas de ensinar e aprender. A realização de atividades com a TIC na Rede Municipal de Nova Era, MG,  vem transformando as rotinas dos alunos, trazendo novidades audiovisuais. Por exemplo: no momento integral, da Escola Municipal Cecília Gabriela Martins Quintão,  estamos realizando vários projetos e um deles, O XADREZ  NA ESCOLA, já postado nesse Blog. O projetor Proinfo está sendo um recurso multimídia importantíssimo na apresentação das aulas, além dos demais já existentes na escola.

Enfim poderíamos dizer que seria impossível viver sem a mídia digital, pois atualmente tudo tem exigido agilidade, e sem a mesma não teríamos condições de responder  as necessidades propostas pelos nossos alunos e pela era digital vivenciada por eles fora do ambiente escolar.




PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR



Literatura infantil: parte 1 [Categorias Literárias]

Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa (BibVirt), aborda e destaca as primeiras manifestação da Literatura infantil. Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

Acesse o link abaixo e conheça o programa


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9342

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Xadrez das Cores - Parte 1



XADREZ NA ESCOLA

A Escola Municipal Cecília Gabriela Martins Quintão, em seu período Integral, desenvolve horas aulas de Xadrez buscando atingir a capacidade máxima dos alunos no que se refere o raciocínio, aproveitando-se  do  lúdico a escola busca atividades prazerosas  que venham contribuir para o ensino-aprendizagem. Sob os cuidados do Instrutor de Esportes,  Jorge Elton, os alunos se divertem e  se aprimoram a cada  dia, alcançando assim, as habilidades que o convívio com o jogo pode proporcionar. O resultado do trabalho  perpassa pelo desenvolvimento das seguintes habilidades:

*      O julgamento e o planejamento;
*      A imaginação e a antecipação;
*      A memória;
*      A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
*      O espírito de decisão e coragem;
*      A criatividade;
*      A inteligência;
*      A organização metódica do estudo;
*      O interesse pelas línguas estrageiras;

O Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo o futebol. É grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio.Foi constatado que o Xadrez desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que a derrota não é sinônimo de fracasso nem a vitória é sinônimo de sucesso."

Através do Xadrez, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico,a observação e reflexão, além de desenvolver as habilidades de  análise e síntese.

Assim, percebe-se que a inserção das atividades que envolvem o ensino e aprendizagem do Xadrez nas escolas contribuem satisfatoriamente na formação das crianças tornando-as capazes de enfrentar os diversos desafios que a vida as impõe.

QUE TAL APRENDER A JOGAR XADREZ? 

ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO NA SALA DE AULA
APROVEITANDO OS ESPAÇOS DA ESCOLA




MONITORANDO AS JOGADAS

Todas as aulas são elaboradas visando o bom entendimento dos alunos em relação ao jogo. Aproveitando-se do Projeto Diversidade, também desenvolvido na escola, foi apresentado para as crianças o curta metragem “O xadrez das cores- parte 1”, que mostra o racismo existente entre uma empregada e sua patroa, sendo o jogo de xadrez o responsável pelas reflexões feitas pelas duas personagens.

VALE A PENA CONFERIR!!!